terça-feira, 26 de abril de 2011

Sensei - 先生 (o que nasceu antes)



セン (sen)
Significado: frente, antes.
セイ (sei)
Significado: viver, existir , nascer.

No Japão o termo “sensei” não é só usado para se referir a um professor, mas também a pessoas que atingiram um grau elevado de conhecimento em uma área especifica como médicos, advogados, sacerdotes e monges budistas, lideres religiosos, técnicos, políticos etc. Tem uma conotação parecida ao termo “Doutor” que usamos. Também é utilizado para aquelas pessoas que conseguiram se destacar em alguma arte, pintura, cerâmica, poesia, etc.

A imagem do sensei é muito respeitada no Japão, em alguns casos até mesmo venerados.  A pesar de no Japão eles ganharem pouco tambem. O próprio sensei Funakoshi foi professor do que pra nós hoje é o nsino fundamental. Quem já leu o seu livro "Karate - O Meu Modo De Vida" sabe bem o que o mestre passava.

Devo muito do meu karate a dois sensei os quais já mencionei num post anterior. Confesso que já dei muito trabalho para eles. São ótimos senseis! Ambos são pessoas de muitos princípios e já geraram polemica por defender estes mesmos princípios. É natural que pessoas que tenham convicções e as defendam gerem muita polemica. Posso dizer que nenhum deles usou meu dinheiro e para pagar o aluguel ou para se promover. Nenhum deles massageou meu ego ou facilitou minha evolução. Muito pelo contrário, eles foram até bem rígidos comigo, e hoje, depois de dar tanta cabeçada, entendo porque agiram assim, foi para o meu bem.

Infelizmente existe por ai pessoas que se "dizem" senseis que não valem um ovo. É muito triste ver turmas de praticantes seguindo pessoas que só as ensinam pelo dinheiro, pela promoção pessoal, sem se preocupar com a evolução de seus alunos. Acho lastimável alguém ter que massagear o ego do aluno para que ele treine no seu Dojo e acho mais lastimável ainda quando alguém cai no papo furado destes senseis de meia tigela. Infelizmente tem gente que precisa de um bando de “baba ovo” para vangloriá-lo e tem gente que precisa ter seu ego massageado para se sentir importante.
Isto é pobreza de espírito!

O verdadeiro sensei vai querer sua evolução, ele vai te cobrar sempre, vai ser franco contigo dizendo no que esta errando. Ruim seria se o sensei olhasse para seus erros e sequer chamasse sua atenção, só te fizesse elogios. Seu karate mesmo sendo uma porcaria estaria sempre bom. Pensa bem, alguém esta enganando e outro alguém esta querendo ser enganado.

Obs.: Recomendo um filme do diretor Akira Kurosawa intitulado “Madadayo”, este mostra o relacionamento de um sensei com seus alunos de faculdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários aqui são moderados, pois nem todos os comentaristas se comportam como deveriam, com respeito.
Correções, críticas, sugestões são muito bem vindas, mas desde que feitas com respeito, caso o contrário, nem serão aceitos.
Obrigado por comentar.