sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

KARATE-GI (空手着) – ROUPA DE KARATE - como cuidar - 2ª parte

KARATE-GI (空手着) – ROUPA DE KARATE

Atenção: este post é a continuação de um outro post anterior em que falo sobre os significados das paralvras Kimono e Karate-gi. Veja em: KIMONO (着物) – COISA DE VESTIR, RATE-GI (空手着) – ROUPA DE KARATE - 1ª parte.


Vamos lá nós de novo, a onde eu parei...

 
Ah, como lavar o Karate-gi.
 
Mas antes de explicar como lavar o karate-gi tenho que explicar as características de cada tecido. Antigamente, a uns 20 anos atrás, não tinha muito desta frescura de tipo de tecido para karate-gi, era brim ou lona e ponto final.
 
Hoje se ouve falar nos seguintes tecidos: brim, canelado, sarja, microfibra, Oxford, lonas (8, 10, 12...). Todos estes tecidos possuem características muito diferentes, por isso alguns cuidados devem serem tomados, tanto com relação a fibras naturais (algodão, cânhamo...) quanto as fibras sintéticas (microfibra, poliéster, nylon...).
 
Fibras Naturais
 
São feitos de algodão*, algumas vezes com outras fibras naturais (cânhamo, linho, etc), emtre eles temos o brim e a lona. A única diferença de ambos tecidos de algodão é a trama, ou seja, a forma como são tecidos nos teares.
Brim: tecido resistente em sarja, porem mais grosseiro do que a lona, o caimento fica um pouco a desejar;
 
Lona: também muito resistente, de trama simples (ligamento tela), um pouco duro, pesado, mas para karate-gi tem caimento excelente, conforme a espessura do tecido recebem um tipo de numeração os mais usados no karate são lona 8 (K8), lona 10 (K10), lona 12 (K12)**;
Algodão cru: pode ser de brim ou lonita, o algodão cru não passou pelo processo de alvejamento, por isso a única diferença de entre um tecido de brim branco ou lona branca é a cor;
 
Canelado: Tecido que apresenta listras verticais ou horizontais em relevo formadas pelo ligamento reps.
 
Vantagens e desvantagens
 
Vantagem: absorvem muito bem o suor, são resistentes a produtos químicos, agüentam altas temperaturas (ferro de passar), permitem a troca de ar.
 
Desvantagem: difíceis de secar, fáceis de mofar, depois que as machas impreguinam é difícil tira-las.
 
Tecidos Mistos***
 
São aqueles que misturam fibras naturais com fibras sintéticas, são geralmente usados na confecção de karate-gi que levam as classificações “start”, “standart”, “light”... Alguns são 50% poliéster e 50% algodão, mas pode haver variações nesta porcentagem.
Lona mista: tem características da lona de algodão, porem com a praticidade do tecido sintético, enquanto os tecidos de algodão são mais difíceis de secar a lona mista seca bem mais rápido, é fácil de lavar.
 
Vantagens e desvantagens
 
Vantagens: as do algodão puro aliadas com as vantagens das fibras sintéticas.
Desvantagens: amarela mais rápido, não agüenta temperaturas altas do algodão.
 
Tecidos Sintéticos
 
São feitos com fibras artificiais, conseguidas através de processos químicos. São derivados do petróleo (polímeros****), são a poliamida, o poliéster, os poliacrílicos, o poliuretamo, etc.
Oxford: originário de Oxford, Inglaterra, com ligamento tela, e com densidade idêntica de urdume e trama. O caimento? Basta olhar os karate-gi dos projetos e saberás!
Microfibra: é o nome genérico dado a tecidos de poliamida ou poliéster, feitos com filamentos individuais extremamente finos.
 
Vantagens e Desvantagens
 
Vantagens: fácil de lavar, fácil de secar, não macha com facilidade, são leves, não precisa passar.
 
Desvantagens: não absorvem o suor, não resistem a altas temperaturas (Não passar), no verão é uma estufa, no inverno uma geladeira, são pouco resistentes a certos produtos químicos (bensina, tiner, isarras, solventes).Na proxima eu falo do como lavar os karate-gi feitos com cada tipo de tecido.


* O coton ou algodão já foi uma cultura bastante difundida nas americas, porem nas ultimas decadas, devido as pragas e pela concorrencia do algodão da ásia, a cultura no Brasil se tornou economicamente inviavel. Os maiores produtores da fibra são os paises asiáticos, tanto que as lonas utilizadas na confecção de karate-gi são comumente importados da China.
** O "K" vem de "canvas", segundo o wikipédia:
Lona em ingles é canvas, termo que deriva da palavra árabe para canabbis – o cânhamo era utilizado popularmente para produzir lona.
*** Os tecidos totalmente feitos de fibras naturias estão cada vez mais raros e caros, a tendencia é cada vez mais misturar as fibras sintéticas com as naturais, ou então usar somente fibra sintética. Basta observar o fato nos lençois fabricados atualmente, em pouco periodo de uso ficam cheios de bolinhas e horriveis de se usar no verão.
**** Os produtos polímeros são cada vez mais parte do nosso dia-a-dia, desde canos para esgoto (PVC), até sacolas de supermercado. Só apara ter uma idéia, as garrafas de refrigerante (PET) podem ser recicladas e transformadas em camisetas.


Fontes consultadas: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários aqui são moderados, pois nem todos os comentaristas se comportam como deveriam, com respeito.
Correções, críticas, sugestões são muito bem vindas, mas desde que feitas com respeito, caso o contrário, nem serão aceitos.
Obrigado por comentar.