sábado, 18 de dezembro de 2010

Preconceito e macaco




Como já mencionei em outro post, estou treinando Karate no Sport Club Internacional.

No horário em que chego para praticar eu cruzo com as crianças do projeto Interagir que tem como mascote o Macaco Escurinho.





Não sei porque cargas d'água quiseram colocar um macaco ao invés do Saci que já é um clássico do clube, isto foi uma decisão dos coordenadores do projeto Interagir. Sinceramente acho que poderiam sim usar o Saci, mas vou saber quais os critérios...

O macaco Escurinho é super simpático, eu gostei dele e as crianças tambem gostam. Tem uma pessoa que veste a fantasia do Escurinho e as crianças adoram brincar com ele.

Eu e meu companheiro outro dia estávamos discutindo sobre isso: se tivesse que fazer uma fantasia de Saci, como é que seria? Será que o sujeito que vestir terá que pular o tempo todo numa perna só? Seria complicado.

O mascote macaco causou polemica.

Uns se ofenderam porque o termo macaco representa uma forma de preconceito por parte do time rival.

Outros estão dizendo que isto descaracteriza o clube.

Na minha opinião as pessoas são muito imediatistas, gostam de fazer polemica, de enxergar chifre em cabeça de cavalo, levam tudo ao extremo sem antes avaliar os pros e contras, não conseguem ter uma visão global da coisa só vendo o que lhe convêm.

Vejo nisso muito mais um preconceito que vem dos próprios colorados que se ofendem com uma brincadeira retardada e ridícula do time rival. Se ofender e dar demasiada importância com um apelido que só podia ter saído da cabeça de alguns (eu disse alguns não todos) torcedores sem noção do outro time é o mesmo que assumir com despeito o apelido.

Quem se importa o rabo entorta!

Se estes torcedores do outro time querem ofender estão conseguindo com sucesso por causa deste bando de colorados despeitados que se importam. O que os caras querem é ver colorado dando uma de criança e fazendo beiço, ficando brabinho. O time rival faz a piada e dá risada da reação dos despeitados que mordem a isca e comem com farinha.

Quer saber quando o rival vai me fazer comer algo com farinha? NUNCA! Não dou este gostinho a eles.

Estudando o termo Macaco:

Dicionário Luft:
Macaco s.m. 1. Mamífero quadrúpede; símio; bugio. 2. Maquinismo para levar grandes pesos.

O dicionário não falou nada de palavra ofensiva para rebaixar os outros.

O macaco esta lá na floresta fazendo suas macaquices e pouco esta se lixando se é chamado de macaco ou não, alias, ele nem sabe o que é isso, a palavra macaco foram os humanos que inventaram, assim como o preconceito.

Se ser chamado de macaco é uma forma de preconceito, é uma forma de exclusão, este é muito bem vindo no Sport Club Internacional que sempre teve uma filosofia de inclusão social.

Esta mesma inclusão é retratada na figura do Saci que é aleijado, preto e esfarrapado. Foi por estas características que o Saci foi escolhido por votação como mascote oficial, alem do fato de este fazer parte do nosso folclore. E tem mais, a cor do Internacional é vermelha, mas podia ter sido verde, o vermelho tambem foi escolhido por votação, mas podiam ter escolhido o verde.





Eu como colorada assumo o apelido sem despeito, tô nem ai para o preconceito, sou macaca e com muito orgulho. Macaco é um animal inteligente que inclusive é usado para ajudar tetraplégicos nas suas tarefas diárias pois outro animal não teria QI para tal função. É só ver o trabalho da Ong Helping Hands/ Monkey Helpers for The disabled. Clica no link cabeção.

Tem um vídeo muito interessante mostrando o mico em ação é só clicar aqui: Helping Hands Monkey College. Se tu não entende o inglês azar o teu, não mandei matar aula.

Se o time rival queria me ofender perdeu seu tempo, pois não conseguiu, gosto de ser macaca.

Sra. macaca colorada!

E ai? Vai encarar?






2 comentários:

  1. Se formos ver pela teoria de Darwin, devemos muito aos macacos, pois deles surgiram os Homo sapiens. São nossos irmãos de evolução, os que mais se aproximam da gente. Não somos menos do que eles pois descendemos deles.

    Devemos muito a evolução dos primatas, pois se não tivessemos descido das arvores seriamos selvagens até hoje.

    Outra, passei a vida inteira sofrendo de buling por ser descendente de japoneses, recebia um monte de apelidos e nem por isto me recenti por causa de preconceito. Numa sociedade que me chama de amarelinha, japa, japa dos diabos, honk kong, japão, Yoko Ono, que na primeira oportunidade que tem enche os diferentes de apelido, não pode ficar se recentindo por ser chamado de macaco.

    Os primeiros japoneses que colonizaram o Brasil foram tratados por inumeros apelidos, bode para os homens, macaca para as mulheres, foram tratados com preconceito pelos brasileiros que nunca tinham visto criaturas diferentes de outras culturas na sua frente. Muitos japoneses tinham trabalho quase escravo apesar de terem sido contratados como assalariados. Nem por isto os japonese no Brasil deixaram de vencer na vida, de contribuir com a sociedade brasileira, de colaborar com a agricultura e a economia do país. Os japoneses aqui no Brasil nunca precisaram de cota para entrar em faculdade e nem de escolas boas para completar seu ensino, entraram porque se esforçaram.

    ResponderExcluir
  2. Todo o ser tem seu papel na existencia, se não fossem os vermes que comem lixo, não teriamos adubo para as plantas. Os urubus comem carniça e diminuem a ploriferação de moscas, os macacos comem frutas e distribuem as sementes pela floresta que é constantemnte renovada, enfim, todo o ser tem a sua serventia, ofender alguem usando o nome de nossos irmãos animais é atitude patética de quem não respeita a sua propria existencia, que não respeita sua propria vida. Idiotas e mediocres devem serem tratados como idiotas e mediocres.

    ResponderExcluir

Comentários aqui são moderados, pois nem todos os comentaristas se comportam como deveriam, com respeito.
Correções, críticas, sugestões são muito bem vindas, mas desde que feitas com respeito, caso o contrário, nem serão aceitos.
Obrigado por comentar.