sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Karate tem a ver com cultura samurai?


Qual a ligação do karate com a cultura samurai?

Gostaria que antes de você, karateka, procurar tirar conclusões precipitadas com relação à cultura japonesa e a questões históricas do karate, procure estudar e entender a história do Japão e do karate. Uma coisa que também quero que entendam é que se criou ao longo dos anos todo um mito em volta da imagem do samurai, tem muita coisa que o pessoal exagera, digo que há uma imagem romântica criada por uns e outros bitolados.

Alguns associam o karate a cultura Samurai, porem as artes-marcias que geralmente a classe samurai praticava eram a esgrima, a montaria, o arco e flecha e a luta corpo a corpo (o Ju-jutsu). O karate (To-de) era uma prática que ficava restrita a Okinawa. Agora se o karate era praticado ou não pela classe samurai de Okinawa, provavelmente era, mas restrito somente a esta area. Leve em consideração que a cultura de Okinawa bem diferente do resto do Japão.

A Classe samurai como tudo no mundo teve seu momento de glória e de decadência. A época que o karate saiu de Okinawa e foi para o resto Japão (era Meiji) era de grande transição. A era Meiji foi um período de grandes mudanças culturais e de reformulações de valores. O Japão estava deixando regime do xogunato e sendo unificada sob o domínio do Imperador. Todo o contexto que envolvia a cultura samurai deixou de existir e um novo contexto foi criado. A classe samurai se extinguiu, teve iniciou uma época de forte militarismo (no contexto militar ocidental). Este militarismo levaria o Japão a varias guerras o que culminaria nas duas bombas atômicas foram lançadas no território japonês dando inicio a tal da Guerra Fria.

Sensei Funakoshi era descendente de samurais e sua formação pessoal se deu exatamente no período turbulento da era Meiji, tanto que ele, filho de samurai, se sujeitou a ser professor de escola primária. Muitos descendentes de samurais se sujeitaram a outros tipos de trabalho e não mais tinham o status do período Edo, inclusive muitos ganhavam pouco, passavam até fome.

O conceito BUDO surgiu na era Meiji adotando alguns conceitos dos antigos princípios samurais. As artes-marciais deixaram de ser exclusividade de uma classe guerreira e se tornou um meio de aprimorar o caráter das novas gerações que surgiam independente de pertencerem a uma classe privilegiada ou não. As artes-marcias passaram as ser ensinadas nas escolas, nas universidades. Situação que se mantêm até hoje na sociedade japonesa. Entre estas artes-marciais esta o karate. A ligação do karate com o valores samurais é por causa dos conceitos do Budo, que é uma releitura de principios samurais para os tempos atuais.

Numa outra ocasião vou dizer o que penso sobre alguns cultuadores de samurais, principamente uns ia que gostam de sair arrotando filosofia. Tambem vou criticar uma pseudo cultura do Samurai do seculo XX distorcida que rola por ai.

5 comentários:

  1. Excelente!

    Apenas para constar... a classe guerreira de Okinawa chamava-se Peichin (o mesmo que Samurai)... Funakoshi, Mabuni, etc... pertenciam a classe dos Shizoku (Famílias de Guerreiros), ou seja, faziam parte de famílias que tinham em sua linhagem algum Peichin.

    Saudações,
    Denis.

    ResponderExcluir
  2. Cara Adriana:

    Parabéns pelo seu blog e principalmente por este último post!

    Gostei acima de tudo dos "cultuadores de samurais", assim como daqueles "que gostam de sair arrotando filosofia". Infelizmente temos muitos por aí!

    Saudações do outro lado do oceano (Portugal) e um ótimo 2012 para si e sua família.

    Armando Inocentes
    http://karatedopt.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Cara Adriana:

    Será que pode contactar-me através do meu e-mail?

    Aqui fica: armando.inocentes56@gmail.com

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. émuitobom entender sempre um pouco mais do que estamos praticando... excelente post!

    ResponderExcluir
  5. Armando, muito obrigada por sua discrição e obrigado por me corrigir.
    Gostaria que outras pessoas tivessem tido a sua mesma discrição na hora de me corrigir.

    Desculpas ter demorado em responder.

    ResponderExcluir

Comentários aqui são moderados, pois nem todos os comentaristas se comportam como deveriam, com respeito.
Correções, críticas, sugestões são muito bem vindas, mas desde que feitas com respeito, caso o contrário, nem serão aceitos.
Obrigado por comentar.