sábado, 10 de setembro de 2011

Os Derrotados do Karate



Desculpas não atualizar este Blog, estou trabalhando muito e meu computador foi monopolizado durante o periodo da noite.

Bom, o post de hoje é pra falar da postura de alguns karatekas que vejo por ai, alguns que gostam de se fazerem de vitimas das circunstancias. Não raro eu vejo senseis fazendo isto e entulhando a cabecinha de seus alunos. É muito fácil colocar a culpa de sua incompetência nos outros como, por exemplo, nas federações, na arbitragem, na equipe técnica, na academia do outro. Não raro vejo as picuinhas entre karatekas, muitas vezes antigos colegas e parceiros. Nestas picuinhas se criam inimizades entre equipe, “um joga a culpa no outro” de sua incompetência.

“Jogar a culpa no outro é a melhor maneira de tirar o corpo fora!”

Tirando algumas ovelhas negras do karate que conheço e que sei que realmente são mal-caráter e usurpadores, nestes anos de karate que tenho já percebi que quem procura se aperfeiçoar, quem treina, quem faz a sua parte é que se dá bem. O negócio é baixar a cabeça, ser humilde e se dar conta que nunca se sabe tudo no karate e em coisa nenhuma da vida. Humildade antes de tudo e trabalho!!!! Muito trabalho!!!! Antes de ficar culpando o outro de seu mau desempenho no karate se pergunte se esta treinando os kihons da maneira certa, se sua base esta correta, se não esta fazendo corpo-mole nos treinos. E a disciplina, será que esta correta? Será que o respeito com relação aos seus adversários esta realmente sendo levado a sério?

Não existe karate sem disciplina, sem respeito, sem esforço, sem humildade, sem treino!!!

A criatura que se queixa o tempo todo, que reclama de tudo e de todos, que põem a culpa nos outros, é o verdadeiro perdedor, pois tem a atitude de um derrotado. O derrotado é aquele que perde para seus próprios limites, que perde para sua própria incompetência, que faz corpo-mole nos treinos e quer que seu karate seja bom, que quer ganhar medalhas e troféus, mas não corrige sua postura e até mesmo fica zangado quando o sensei chama a atenção.

Não pense que vou poupar os senseis não! Acho cômico ver alguns senseis reclamando que seus alunos foram prejudicados nesta ou naquela competição quando que lá no treino faz vista-grossa para os erros de seus alunos, não os corrige, não cuida da disciplina do grupo. Então é mais fácil dizer que foi roubado na pontuação. A criatura achou então que era fácil ser sensei, fazer os alunos dar meia dúzia de chutes e socos, terminar a aula fazer o senza... Tem que corrigir os alunos vezes! Tem que ensinar princípios! Não é só massagear o ego deles não. E se for ensinar os princípios tem que entender, acreditar neles e dar o exemplo.

O perdedor sempre se queixa de tudo.

O perdedor sempre coloca a culpa nos outros.

O perdedor é sempre injustiçado.

O perdedor é sempre vitima das circunstâncias, porem estas circunstâncias ele mesmo criou para si quando, ao se fazer de vitima, reclamou dos treinos, reclamou da disciplina, etc. Pois este sempre se comportou como um derrotado.

E se você for ver todo o perdedor nato no karate, é perdedor na vida também, pois se tem esta postura no karate, tem esta postura na vida.

E ai caro karateka? Vai criar vergonha na cara e se tornar um vencedor, ou vai continuar neste desculpismo eterno que não te leva a lugar nenhum, somente a derrota?

Em vez de gastar energia falando e se queixando, gasta treinando que tu ganha mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários aqui são moderados, pois nem todos os comentaristas se comportam como deveriam, com respeito.
Correções, críticas, sugestões são muito bem vindas, mas desde que feitas com respeito, caso o contrário, nem serão aceitos.
Obrigado por comentar.