quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Karate de Alto Rendimento


Pois bem, fiz dois cursos de karate este ano que usaram esta temática.
Os cursos foram muito bons.
Mas se deve frisar uma coisa, uma percepção minha de uma pessoa que esta fazendo curso de Gestão Desportiva e absorvendo um monte de informações que talvez muitos praticantes de Karate não tem.
A intenção quando se fala de "karate de Alto rendimento" é a melhor, realmente temos debater este assunto, mas sinto em dizer, temos muito ainda que melhorar neste sentindo. Os caminhos para se chegar ao alto rendimento no nosso país ainda são muito difíceis, as leis que regem o esporte no Brasil são tacanhas e beneficia uma única modalidade. E tudo isto esta assim por jogo de interesse e falta de vontade política. Temos um longo caminho, ainda não estamos no que posso considerar o ideal e o problema não é só com o karate, mas com o esporte no Brasil como um todo. Com relação ao karate vejo que ainda há uma percepção equivocada de alguns praticantes sobre o que é "Alto Rendimento". Karate de Alto rendimento é o que o Douglas Brose, Rafael Aghayev e outros que vão para os mundiais de federações fortes e bem estruturadas fazem. Atletas de Alto Rendimento são aqueles que já se destacaram no seu meio e foram alem disto. São poucos os que chegaram ao karate de alto Rendimento no nosso país (alto rendimento é para poucos).

Para explicar o que é Alto Rendimento vou explicar o que Não É Alto Rendimento.

O que NÃO É Esporte de Alto Rendimento:
1. Alto Rendimento não é só fazer curso relacionado ao assunto;
2. Não é treinar porque gosta e subir no pódio em qualquer torneio;
3. Não é tomar "suplemento vitamínico";
4. Não é ser chamado a seleção do estado e esporadicamente ir para um brasileiro;
5. Não é só ganhar bolsa atleta (este recurso pode ajudar a chegar lá);
6. Não é ter ido uma vez num mundial sem ter as mínimas condições de sair bem (tem campeão mundial por equipe que ficou só na "reserva" e tem quem babe ovo);
7. Não é competir a nível mundial com meia dúzia de gatos pingados em competições de instituições meia boca;
8. Alto rendimento Não É treinar muito e da forma errada;
9. Não é babar ovo para campeão mundial (é sim telo como modelo a superar).

Exemplos de atletas de Alto Rendimento aqui no Brasil são Douglas Brose e Lucélia Ribeiro. Cito estes dois por: o primeiro foi campeão de todos os campeonatos mundiais que um karateka da WKF pode participar, o segundo foi tetra-campeã nos Jogos Pan-americanos.

Porque cito estes dois da WKF? Cito os da WKF porque é a instituição mundial de karate mais organizada e estruturada para realmente fazer um campeonato mundial. Poderia citar o tradicional, mas infelizmente não posso mais dizer que esta estruturada, pois desde que o Nishiyama morreu ela vem se esfacelando. Poderia citar um bicampeão de Kyokushin, mas este não é esporte, é luta de contato.

Esporte de Rendimento: é aquela pratica esportiva que visa o resultado, é o esporte competitivo;
Esporte de Alto Rendimento: é o que passou por uma seleção mais rigorosa e requer grande preparo e treinamento físico, competição de nível internacional (ex.: jogos Olímpicos e outros mundiais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários aqui são moderados, pois nem todos os comentaristas se comportam como deveriam, com respeito.
Correções, críticas, sugestões são muito bem vindas, mas desde que feitas com respeito, caso o contrário, nem serão aceitos.
Obrigado por comentar.