sexta-feira, 11 de março de 2011

Terremoto no Japão e enchete no Rio Grande do Sul.


A principio eu ia atualizar o blog falando alguns pontos com relação a imagem do sensei Funakoshi no Dojo, mas como todos podem ver ocorreu uma tragédia. Estou falando do terremoto de 8.9 ER e do monstruoso tsunami que se seguiu após que abalou o Japão e o mundo.

A região afetada é próxima a terra natal de meu pai e tenho Tios e Primos morando na região norte do Japão na província de Aomori e uma tia que mora em Tókio.
Porto de Hachinohe em Aomori, arrasado pelo tsunami. Os navios sairam do porto e foram parar no meio da rua.

Mas acredito que a região a onde moram meus parentes, Imabetsu em Aomori, não tenha sido muito afetada, pois não esta na área de risco para tsunami forte (com relação a este incidente de 11/03/2011), a cidade esta protegida por uma baía, as ondas que chegaram lá provavelmente foram em bem menor intensidade.

Em vermelho a região de Aomori

No mapa da Japan Meteorological Agency marca toda a região de Aomori como alvo possivel de tsunami


Mais informações sobre o terremoto de 11/03/2011: http://gakuranman.com/great-tohoku-earthquake/


Vemos neste grafico da GDACS (editado pois é muito grande) com as previsões do Tsunami que a cidade de Imabetsu em Aomori seria pouco atingida, vemos tambem que a cidade de Sendai tinha previsões de ondas de 7,1 m de altura o que se confirmou.



Conheço alguns karatekas que estão no Japão e já mandei mensagens para os mesmos, ainda estou esperando resposta. Com relação aos meus parentes com certeza meu pai entrará em contato quando as coisas ficarem mais calmas. Não tem pra que congestionar mais ainda o sistema telefonico do Japão que já esta um caos.

Podemos ver que mesmo o Japão, o país mais preparado do mundo para desastres naturais, não foi capaz de conter os grandes estragos deste terremoto. Até mesmo os japoneses estão surpresos com o tamanho da intensidade e o impacto deste desastre. É claro que o numero de vitimas foi consideravelmente diminuído por causa dos insistentes treinos que são feitos em todo pais para ensinar o povo a lidar com estas situações. Os alertas foram lançados e muita gente pode evacuar os locais de risco de tsunami, mas mesmo assim a onda gigantesca chegou muito rápido, muitos não devem ter conseguido fugir a tempo. 


Video feito pela rede Globo após o tsunami.  


Contra terremoto o país tem todos os recursos para lidar com o problema da melhor forma possível, porém tsunami é muito mais complicado, os únicos recursos são os alertas dados pelo governo japones e a evacuação rápida dos locais de risco. O Tsunami é muito mais destruidor pois vai arrastando tudo que esta a sua frente deixando somente ruínas, destroços e muita sujeira. Num terremoto ainda se pode correr ou se proteger em algum lugar, mas num tsunami, se você não correu antes, não vai adiantar correr quando a onda chegar, o vagalhão vai te arrastar a quilômetros de distancia. Garanto que muitos corpos jamais serão encontrados pois serão arrastados para o alto mar.

Após ao terremoto e ao tsunami habitantes de Hachimohe procuram os abrigos. Diante da tragedia todos se tornam iguais.

Já faz uns três anos que o Japão estava esperando este grande tremor e dando alertas sobre ele, por isso não se pode dizer que este incidente não estava previsto. Muito diferente de nosso país que todos os anos registram calamidades, como as da Região Serrana do Rio, e sempre estão por tomar atitudes a respeito e nunca tomam. Não precisamos ir muito longe, no nosso próprio estado (Rio Grande do Sul) esta ocorrendo uma calamidade em São Lourenço do Sul e proximidades, varias pessoas desabrigadas por causa de chuvas torrenciais.

São Lourenço do Sul- RS de baixo d'agua, não muito diferente do Nordeste do Japão


A tragédia no Japão esta abafando a outra tragédia que esta acontecendo em nossa própria terra, vamos ficar alertas para que isso não passe em branco.


Destruição? Enchurrada? Japão? Tsunami? Não, é São Lurenço do Sul

Região sul no Rio Grande do Sul, pontes e estradas destruidas.


Sei de gente que ia para Rio Grande mas que resolveu ficar em Porto Alegre porque as estradas estão bloqueadas e o desvio por Pantano Grande aumenta mais duas horas o tempo de viagem.

Por favor, temos que mandar ajuda nossos irmãos aqui do sul doando roupas e comida, etc. Procurem a defesa civil do nosso estado e faça a sua parte. O Japão vai receber a ajuda do mundo mas nós aqui temos que nos ajudar tambem.

Defesa Civil em Porto Alegre: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/codec/

Desculpas pessoal por sair do assunto proposto no blog, mas não tem como fechar-mos os olhos diante de tantos acontecimentos.

Oss

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários aqui são moderados, pois nem todos os comentaristas se comportam como deveriam, com respeito.
Correções, críticas, sugestões são muito bem vindas, mas desde que feitas com respeito, caso o contrário, nem serão aceitos.
Obrigado por comentar.