sábado, 25 de maio de 2013

Suplementação Alimentar é para quem realmente precisa de suplementação.




Outro dia ouvi algumas pessoas falando de suplemento alimentar para melhorar o rendimento no karate. Tomar albumina, aminoácidos, ou qualquer uma destas siglas de suplemento que se fala por ai.


Eu que já fiz toda a parte teórica do curso de Tec. em Nutrição venho dar a minha humilde opinião.

Quem come bem, quem tem uma alimentação balanceada, NÃO PRECISA DE SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR***!

Uma questão de lógica, pois nosso organismo só absorve o que realmente precisa. Quando este equilíbrio é quebrado* o corpo é sobrecarregado. Ou seja, é um figado que funciona mais do que deveria para metabolizar o que não precisa, um rim que que funciona demais para colocar para fora tudo que o corpo não precisa.

Ai vem o fulano e te diz: toma aminoácido... Você sabe o que é um aminoácido? Darei fontes de aminoácido: carne, de todos os tipos, soja, grão de bico, lentilha, feijão, ovos, leite e derivados, todos estes alimentos são ricos em proteínas. O aminoácido é o final da quebra de proteínas no processo de digestão.

Ai vem outro fulano e te diz: Toma albumina... Albumina nada mais é do que a proteína da clara do ovo. Quando temos aminoácidos demais em nosso organismo e ele não absorve o rim trabalha mais, logo quem ingere muita proteína sem precisar é um forte candidato a ter cálculos renais.**

Você sege a orientação de um "amigo entendido" no assunto, um amigo que acha que a solução para seu problema é falta disto ou daquilo, ai vai ate a loja de suplementos alimentares de boa fé, gasta seu rico dinheirinho em suplementos caros, se teu organismo precisar de suplemento, que bom, se teu organismo não precisar, é meio, é quase um pote de suplemento jogado fora, e ainda mais, é a tua saúde que tu esta comprometendo.  As vezes o que funciona no seu amigo, não funciona pra ti, pois cada pessoa tem um metabolismo diferente. E outra, teu amigo é médico por acaso, teu amigo é nutrólogo, nutricionista? Como é que ele sabe que tu esta tendo carência de tais nutrientes? Quem pode ver o que serve para teu corpo é um profissional qualificado e não um amiguinho. 

Eu sei que minha recomendação é um pouco inacessível para alguns, mas uma boa orientação de um nutricionista faria efeito muito mais saudável.  Um nutricionista vai fazer o calculo da tua dieta, vai saber indicar o que tu realmente precisa. 

Nosso corpo não faz milagres, e se faz, paga um preço alto por isto. Sou bem catedrática com isto, sou contra a suplementação alimentar quando o CORPO NÃO PRECISA***, mais contra ainda a anabolizantes artificiais. Anabolizante é ilusão. O que estou vendo são jovens saudáveis querendo um rendimento milagroso, as vezes sobre-humano, sendo que o que falta é treino sério e disciplina.

Não é o suplemento alimentar que vai fazer teu rendimento no karate melhorar, o que vai fazer o teu rendimento melhorar é: treino, disciplina, boa alimentação (exclua fast food e cervejada), dormir bem (é no sono que recuperamos nossas energias). Se depois de tudo isto, tu não rende, ai sim, vai procurar um médico ou um outro profissional para te ajudar como um nutricionista. Atletas de auto-rendimento, que treinam mais de 6h por dia, que gastão muita energia, estes sim, podem vir a precisar um dia de suplemento alimentar.

Outra, tem coisas no treino que estou vendo que não é falta de rendimento físico, É FALTA DE TREINO. Tempo de ataque, explosão, bater e recuar rápido, é treino. Estou vendo é o pessoal atirando golpes a bangu, gente com pouca técnica querendo fazer bonito numa luta, resultado, desperdício de energia e poucos golpes dignos de pontuação. 

Deixo aqui a dica de uma profissional da nutrição, escutem direitinho que ela tem a falar para vocês, e prestem bem a atenção na seguinte frase: "- Tudo isto você pode incluir na sua alimentação, MAS COM ORIENTAÇÃO."

A nutricionista Giovana Guido responde a pergunta no Programa Futebol Esporte Show, com Marcel Capretz - SBT regional (Jundiaí, Sorocaba e região). Blog: www.nutricionistagiovanaguido.wordpress.­com



NBR ENTREVISTA - 19.09.12: A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou informe alertando sobre o uso incorreto de suplementos alimentares.


* O equilíbrio do que ingerimos nos torna saudáveis, não se deve exagerar, não deve ter em falta. Meus professores de nutrição me fizeram ver o alimento ou como um remédio, ou como um veneno. Paracelso já falava: a diferença entre antidoto e o veneno é a dose.

** Nosso rim é nosso filtro de impurezas, por ele passam todos os nutrientes que nosso organismo não metabolizou, ou o processo final do que metabolizamos que o corpo não precisa mais, sem este órgão extremamente importante não teríamos condição de viver, pois sem ele ficaríamos com tudo que é nocivo dentro de nós.

*** SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR: o nome já diz tudo, só se suplementa o que esta faltando. Quando não ha nada para suplementar o que tu toma demais se chama ADITIVO ALIMENTAR. Tudo que é demais vira doença.

Um comentário:

  1. Boa tarde.

    Pois é, esse assunto é muito delicado e muita gente deveria ler essa postagem ou mesmo parte dela pra saber o que está botando no seu corpo.

    ResponderExcluir

Comentários aqui são moderados, pois nem todos os comentaristas se comportam como deveriam, com respeito.
Correções, críticas, sugestões são muito bem vindas, mas desde que feitas com respeito, caso o contrário, nem serão aceitos.
Obrigado por comentar.